NOTÍCIAS
  • Prémio de Inovação Tecnológica ANP para Captura e armazenamento de CO2 através de hidratos - Tecnologia NET4CO2

28 novembro, 2019


Prémio de Inovação Tecnológica ANP para Captura e armazenamento de CO2 através de hidratos - Tecnologia NET4CO2


A Universidade de São Paulo e a UNICAMP Universidade de Campinas, em conjunto com a Petrogal empresa petrolífera, venceram o prémio de Inovação Tecnológica 2019 da ANP - Brasil (Agência Nacional do Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis) na categoria I - Exploração e Produção de Petróleo e Gás.

O anúncio aconteceu durante a ceremónia que decorreu no Rio de Janeiro a 28 de Novembro de 2019. Em competição, nas diferentes 5 categorias, existia um total de 147 projetos de 5 empresas petrolíferas, mais de 20 outras empresas brasileiras de tecnologia e mais de 40 insituições acreditadas com diversas unidades laboratoriais.

O projeto vencedor da USP e UNICAMP propõe a produção de hidratos de gás como uma solução industrial real para a captura e armazenamento de CO2 e purificação de CH4 na produção de petróleo em águas ultra profundas. O projeto utiliza a tecnologia NETmix*, que tem a assinatura do NET4CO2, na etapa de produção de hidratos. O seu carácter compacto e as suas excelentes caracteristicas de mistura e transferencia de calor, tornam a sua aplicação ideal para instalações de produção offshore. A produção continua de hidratos tem sido demonstrada com sucesso à escala laboratorial e piloto. Comparativamente com processos de absorption alternativos (amónia e líquidos iónicos) e membranas, esta e uma solução que oferece a capacidade de processar diferente gases sem a necessidade de reinjetá-lo em reservatórios. Uma comparação exaustiva será apresentada quando o protótipo à escala industrial estiver finalizado. 

Mais informação: http://www.anp.gov.br/noticias/5504-anp-entrega-premio-de-inovacao-tecnologica-2019

* PAT No. 103072 UNDER LICENSE OF FLUIDINOVA, S.A.