A estratégia do NET4CO2 para promover uma economia circular do CO2 assenta em dois objetivos complementares. Dentro destes objetivos são definidos processos chave, para os quais soluções técnicas serão propostas.
uma alternativa eficiente e economicamente competitiva ao sequestro e captura convencional;
Desenvolver processos que acrescentam valor aos gases de estufa capturados.
Com base nestes dois objetivos fundamentais, o foco inicial assentará em 4 processos principais, como detalhado na figura abaixo.

Captura de CO2
O CO2 é separado do gás de queima e capturado através da água líquida na forma de hidratos, que podem ser transportados como aglomerados sólidos para armazenamento e sequestro geológico, ou como lamas para transporte em condutas de O&G para EOR.
Separação de hidrogénio
Uma tecnologia com base na formação de hidratos pode também ser aplicada à separação de hidrogénio do gás de síntese e utilizado para a produção de eletricidade limpa através de turbinas a gás ou células de combustível. Esta eletricidade pode depois ser utilizada na rede.
Produção de gás de síntese
Gás de síntese, uma mistura de CO e H2, pode ser obtido a partir do gás natural e CO2 ou água, através de processos reforma de CH4 a seco ou vapor. Este gás de síntese pode ser vendido a outras indústrias ou usado para a formação de combustível sintético.
Produção de combustível sintético
Conversão de gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos (Gás-para-Líquido, GtL do inglês Gas-to-Liquid) através de processos de Fischer-Tropsch. Estes hidrocarbonetos líquidos podem ser utilizados para transporte e sistemas de aquecimento industrial ou residencial.